quarta-feira, 29 de maio de 2013

As diferenças entre os tipos de suco

Quando estamos de dieta (pelo menos eu), uma das primeiras coisas que cortamos é o refrigerante. Desde que comecei minha dieta eu não tomo refri (faz 2 meses) e escolhi eliminá-lo do meu dia a dia justamente porque é uma das coisas que menos sinto falta e que faz muito mal para o nosso organismo, visto que uma lata de refri de 350ml corresponde a 10 colheres de açúcar. 


Troquei o refri pelos sucos e pela água com gás. Mas não vamos nos enganar, nem todo tipo de suco é tão "saudável" quanto pensamos. 



Mas então qual a diferença entre os sucos Natural, concentrado, néctar ou polpa? 



Pesquisei na internet e achei algumas informações. Vamos ver?



Suco integral





Ele é 100% natural, sem adição de água, conservantes e aditivos. O único ponto negativo é que geralmente é mais caro que o néctar.





Polpa de fruta

Pode ser encontrada em porções individuais, congeladas ou não, e geralmente é batida com água ou leite. No processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas mesmo assim continua sendo uma opção saudável.










Néctar



Ele é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de suco, pois contém apenas de 20 a 50% de polpa, sendo o restante água e açúcar. Normalmente é vendido em caixinhas e latas.






Suco concentrado de garrafinha (bebida de fruta)


Tem menos açúcar que o néctar e é mais barato mas leva muita água, pouca polpa, em torno de 2 a 10% e corantes, aromatizantes e conservantes.







Suco em pó




Deixa a desejar no quesito propriedades nutricionais e tem sódio, não recomendado a hipertensos. Campeão na concentração de açúcar, tem só 8% de polpa. Equivale a um refrigerante de frutas.





Da próxima vez ficarei mais de olho, eu normalmente tomo suco de caixinha o que, pelo visto, não é o dos mais recomendados. Vamos nos jogar é nos sucos naturais direto da fruta. Nada melhor do que espremer um bom limão e tomar uma limonada bem azedinha. hahahaha


Bjos e boa noite.


Um comentário :

  1. oi! Meu marido parou de tomar feri faz 10 anos...eu tomo bem pouco e suco memso só de fds...tomo só suco funcional no dia a dia, como abacaxi com gengibre sem açúcar...

    ResponderExcluir